• Mariane Lima

Tempo para escrever

Essa é uma constante na vida de quem não se sustenta com escrita, a maior parte de nós mortais. Entre tantas tarefas do dia a dia e trabalho, não sobra tempo para escrever.


E o problema está aí mesmo: SOBRAR tempo. Você não espera sobrar tempo para dormir, sobrar tempo para comer, sobrar tempo para o trabalho que te dá sustento. Enquanto você, escritor, pensar na escrita como um adendo, não uma prioridade, nunca vai sobrar tempo mesmo.


Você não deve deixar de dormir ou se alimentar de forma saudável para escrever, claro que não. O que eu sugiro é que você coloque escrever entre as suas prioridades, junto com os outros hábitos saudáveis e coisas que você realmente precisa fazer.


E seja razoável com você mesmo. Talvez querer tirar duas horas diárias seja impraticável para você, porque temos vida, família, trabalho, filhos e sim, um tempo de lazer no qual você talvez queira se dedicar a outra atividade prazerosa e mais livre do que a escrita. Duas horas semanais, no entanto, me parece razoável para a maioria das pessoas. É um filme na Netflix que você deixa de assistir, 15 minutos diários que você deixa de ficar passivamente assistindo à vida alheia no Instagram, etc.


Se você conseguir “criar” alguns minutos do seu dia todos os dias, já dá para começar a ter uma rotina de escrita que te ajude a escrever mais e melhor. De preferência crie uma rotina, um hábito de escrever todos os sábados, por exemplo.


Se escrever é importante para você, se você quer publicar um livro, ter seus textos lidos na internet, participar de concursos literários e muito mais, você vai precisar incorporar a escrita na sua vida, como uma prioridade, e não esperar que ano que vem, quando a pandemia passar, quando seus filhos estiverem maiores você tenha tempo para se dedicar a escrita.


E o mesmo vale para estudar escrita criativa, viu?!

Se ser escritor é prioridade para você se programe para conseguir estudar escrita criativa, revisar seus textos, participar de grupos de escrita.


E se você quiser, vai ser muito bem-vindo à Quadro Amarelo! No curso da Quadro Amarelo, você tem uma formação completa que aprofunda os temas gradativamente e te deixa mais preparado para escrever textos que todos vão querer ler.

Conheça o curso!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Uma questão de talento

Você já se pegou se perguntando se você tem mesmo talento para a escrita? Se é isso que você deve fazer? Se vale a pena investir tanto tempo na sua formação como escritor, seja para construir uma carr

Espaço e descrição

Pensamos nos personagens, nas suas questões essenciais, no conflito, no narrador, mas e o espaço onde as ações se desenvolvem? O espaço assim como os outros elementos citados é parte da narrativa e de

Conflito interno x Conflito externo

Se você leu o texto anterior sobre conflito, sabe que, segundo o professor Assis Brasil, histórias duradouras tem conflitos universais e abstratos. Ainda assim, existe uma divisão didática na qual faz