Quanto você quer escrever em 2021?

Dezembro é aquele mês em que a gente se coloca um monte de metas para o ano seguinte, não é mesmo?


Ainda que 2020 tenha nos mostrado que a vida, às vezes, atropela os nossos planos, esse momento de introspecção e planejamento continua sendo muito válido. Afinal, mesmo que você não consiga realizar tudo o que estiver na sua lista, colocar os sonhos no papel e planejar é importante.


Então fica a pergunta: quais as suas metas em relação à Escrita Criativa em 2021?


O que você quer escrever em 2021? Um romance, uma novela? Um livro de contos? Você já tem a ideia? Já conhece os personagens?


Quanto tempo você vai conseguir dedicar a escrita em 2021? Seja para leitura, estudo ou a escrita de fato. Sim, porque ler bons livros, fazer pesquisa sobre os assuntos que você quer abordar e estudar sobre escrita criativa, fazendo o curso da Quadro Amarelo, por exemplo, também são formas de se dedicar a escrita.


Se você está planejando seu ano de 2021, considere incluir a Escrita Criativa nos seus planos, mas tenha em mente que as suas metas devem ser atingíveis. Não dá para colocar como meta "ser um escritor melhor" uma vez que não há forma de mensurar esse objetivo. O que você pode (e deve) fazer é ter como meta dedicar um tempo x por semana para estudar escrita criativa. Se a sua meta for em relação à produção, ou seja, o quanto você vai escrever, seja realista. Escrever um romance, do zero, em um mês, por exemplo, não é viável e não seria nem saudável para você. Ao invés disso, separe um tempo para planejamento, um tempo para pesquisa e um tempo para escrita. Ter metas alcançáveis é importante para não desistir nem ficar frustrado.


E se você quer escrever um livro em 2021, seja de romance ou contos, não esqueça de planejá-lo também. Como já falamos aqui, planejar, não é uma prisão, mas um guia para que você possa se dedicar a outras questões da escrita, como linguagem. Embora alguns métodos de planejamento de romances sejam reconhecidos e comprovados por muitos, existem tantas formas de planejar um livro quanto escritores. Afinal, nossos processos são diferentes. O importante é você escolher o método que mais lhe agrada e se planejar. Ter uma visão do todo da história para te guiar na escrita e não te prender.


Se alguma dessas metas faz parte da sua lista para 2021, conheça o curso da Quadro Amarelo. Uma formação gradativa que vai te levar desde os fundamentos da Escrita Criativa até técnicas avançadas. E o curso é dividido em 40 aulas. Ou seja, dá para fazer 1 aula por semana e ainda tem 3 meses de sobra em 2021 para assistir as aulas extras, tirar dúvidas e começar a escrever seu romance. Vem pra Quadro Amarelo!


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Como ter novas ideias para escrever

Todo escritor já passou pelo infame bloqueio de escritor, não é mesmo? Aquele momento que você senta em frente ao computador e fica olhando para a página em branco e não vem nada. Pois bem, hoje vamos

Uma questão de talento

Você já se pegou se perguntando se você tem mesmo talento para a escrita? Se é isso que você deve fazer? Se vale a pena investir tanto tempo na sua formação como escritor, seja para construir uma carr

Espaço e descrição

Pensamos nos personagens, nas suas questões essenciais, no conflito, no narrador, mas e o espaço onde as ações se desenvolvem? O espaço assim como os outros elementos citados é parte da narrativa e de