50 exercícios para treinar: narração, descrição, diálogo e digressão

Atualizado: 5 de Nov de 2020

Narração, descrição, diálogo e digressão são os quatro movimentos da história, ou seja, as quatro formas de escrita que temos a nosso dispor na hora de contar nossas histórias. É importante que o escritor entenda as diferenças e domine as diferentes técnicas para usar conforme a necessidade.


Cadastre seu e-mail para receber o nosso ebook gratuito com 50 exercícios:


Narração é sumário, desenrolar da ação, muitas vezes passando por cima de detalhes para fazer a história andar. É a forma mais rápida de dar continuidade à história. Deve-se cuidar para não adiantar demais, fazendo com que o texto se pareça com um grande resumo de uma história.


Descrição é quando a narrativa pára e descreve o cenário, um local, uma pessoa com detalhes.Quando fizer descrições, cuide para que elas não fiquem muito longas ou sem ação, todos nós já ouvimos reclamações, ou já reclamamos, de livros com longas passagens descrevendo cada detalhe de uma paisagem bucólica. Descrição encaixada é aquele que é feita “em movimento”, na narração, ou no diálogo. Quando se conta algo que descreve. Uma coisa faz a outra andar.


O diálogo é presencial, ou seja, vemos o personagem no seu tempo. Diferente do tempo da narração. As falas das personagens devem ser próprias de cada personagem. O vocabulário deve refletir a vida interna dos personagens. Da mesma forma, o diálogo deve ser natural, ou seja, ter ruídos, momentos em que falta compreensão, ter interrupções, assim como na vida real. O diálogo deve ajudar a aprofundar o conflito, do contrário, ele apenas ocupa espaço.


Digressão, personagem volta no tempo, ou faz uma pausa para refletir sobre alguma coisa que se relaciona com a cena em que ele estava. A reflexão precisa ser ágil, inteligente e vivida. É importante que o escritor domine o tema para escrever uma reflexão que ilumine o assunto, para não fazer um comentário de senso comum. A digressão precisa acrescentar algo a história para não ser apenas enfadonha.


Se você quer dominar os 4 movimentos da história, cadastre seu e-mail para receber o ebook gratuito de exercícios da Quadro Amarelo para você começar a escrever agora!




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Espaço e descrição

Pensamos nos personagens, nas suas questões essenciais, no conflito, no narrador, mas e o espaço onde as ações se desenvolvem? O espaço assim como os outros elementos citados é parte da narrativa e de

Conheça bem os seus personagens

Se você já é aluno da Quadro Amarelo, sabe que segundo o professor Assis Brasil, as histórias se criam a partir dos personagens, quando a questão essencial da personagem central entra em confronto com

Uma palavra de cada vez

Você já parou para pensar sobre o seu processo de escrita? Como as ideias fluem? Quando você está decidido, senta na frente do computador e começa a escrever, como as ideias passam da sua cabeça para