Espaço e descrição

Pensamos nos personagens, nas suas questões essenciais, no conflito, no narrador, mas e o espaço onde as ações se desenvolvem? O espaço assim como os outros elementos citados é parte da narrativa e deve se inserir no conflito. O espaço deve servir para o leitor se envolver mais na história.


Você já ouviu falar que uma casa bagunçada é reflexo de uma mente ou emoções bagunçadas? Então, acreditando ou não nisso, podemos usar o espaço para ajudar a demonstrar ao nosso leitor como está o nosso personagem internamente, como ele se relaciona com os outros, e dar o clima da cena de forma geral.


É preciso lembrar também que o espaço na literatura não é fotográfico. Ele está sendo interpretado pelo narrador ou personagem em que a história é focada. O que é uma bagunça para um personagem pode ser caos c riativo para outro. Um hospital por exemplo, pode ser asséptico e assustador para um paciente entrando para fazer um exame ou apenas um lugar comum para o médico que trabalha lá. É neste sentido que o espaço pode ajudar a mostrar mais sobre os personagens.


Não caia na tentação de descrever o espaço todo de uma vez, mostre os personagens agindo no espaço.


Ao invés de pausar a ação e o desenvolvimento da história para descrever detalhadamente um ambiente, mostre o personagem interagindo no ambiente, assim você foca no que é relevante para mover a história e o conflito em frente, sem aborrecer o seu leitor. A descrição pode vir encaixada na ação, o que deixa o texto mais dinâmico e enxuto.



Texto inpirado pelas aulas de Técnicas Avançadas de Escrita Criativa com o professor Assis Brasil, no curso da Quadro Amarelo. Quer aprender de técnicas avançadas de Escrita Criativa? Vem para o curso da Quadro Amarelo!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Conheça bem os seus personagens

Se você já é aluno da Quadro Amarelo, sabe que segundo o professor Assis Brasil, as histórias se criam a partir dos personagens, quando a questão essencial da personagem central entra em confronto com

Uma palavra de cada vez

Você já parou para pensar sobre o seu processo de escrita? Como as ideias fluem? Quando você está decidido, senta na frente do computador e começa a escrever, como as ideias passam da sua cabeça para