Como ter novas ideias para escrever

Todo escritor já passou pelo infame bloqueio de escritor, não é mesmo? Aquele momento que você senta em frente ao computador e fica olhando para a página em branco e não vem nada. Pois bem, hoje vamos compartilhar algumas ideias do livro Gramática da Fantasia, do escritor Gianni Rodari para você nunca mais passar por isso.

Binômio fantástica - Ligue elementos que estejam em mundos bem diferentes e criar a sua história a partir dos desdobramentos dessa interação.

Prefixo arbitrário - Dê a uma palavra um prefixo que a contradiga e pense uma história a partir disso.

Erro criativo - O erro leva a um pensamento divergente; causa estranhamento. Não desperdice seus erros. Use-os para criar.

Misturar manchetes de jornal - Misture diferentes manchetes de jornal, mesmo que pareça sem sentido e veja que histórias podem se formar a partir disso.

Bloco de perguntas - quem era? Onde estava? O que fazia? O que disse? O que disseram as pessoas? Como acabou?

Trama fantástica - Errar uma história; colocar mais algum elemento em uma história, transpor a história para outro lugar.

Salada de fábulas - Misturar os personagens e os elementos de diferentes histórias criando um novo universo narrativo.


Já usou alguma dessas técnicas? Qual sua preferida? Não esqueça de comentar!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Uma questão de talento

Você já se pegou se perguntando se você tem mesmo talento para a escrita? Se é isso que você deve fazer? Se vale a pena investir tanto tempo na sua formação como escritor, seja para construir uma carr

Espaço e descrição

Pensamos nos personagens, nas suas questões essenciais, no conflito, no narrador, mas e o espaço onde as ações se desenvolvem? O espaço assim como os outros elementos citados é parte da narrativa e de

Tempo para escrever

Essa é uma constante na vida de quem não se sustenta com escrita, a maior parte de nós mortais. Entre tantas tarefas do dia a dia e trabalho, não sobra tempo para escrever. E o problema está aí mesmo: