• Mariane Lima

A importância de ser lido.

Embora muitos ainda vejam a escrita como uma atividade solitária, há sempre um interlocutor conosco quando escrevemos, aquele ser imaginário que não sabemos exatamente quem é: o leitor. A não ser que você escreva seus textos para guardar (para sempre) na gaveta, você precisa saber o que o seu leitor vai achar do texto. Para além do simples “bom” ou “ruim”, o importante é saber se o texto chega ao leitor da forma que você imagina, se o texto cumpre seus objetivos.



O texto está claro para o leitor? Os personagens parecem consistentes? O tempo da narrativa mantém o leitor atento a história? A linguagem do texto está adequada?

Essas são apenas algumas das perguntas que, como escritores, devemos nos fazer, mas só um bom leitor vai poder responder. Por isso, assim como ler (muito), ser lido também é importante no desenvolvimento do escritor. Quando seu texto é lido por alguém que também entenda de escrita, é claro, você coloca a sua ideia à prova, você entende o que funciona e o que não funciona e, principalmente, você entende onde pode melhorar.

Escrever, como já falamos aqui, também pressupõem uma série de conhecimentos, que vamos adquirindo ao longo dos anos, e ferramentas específicas desse nosso ofício. Portanto, sempre há espaço para melhorar. E o primeiro passo para isso é saber em que pontos você, enquanto escritor, pode ser melhor.


Para um escritor em desenvolvimento (se é que um dia deixamos de estar), ser lido é uma grande ajuda. Por isso a importância de momentos de leitura nas oficinas e de você ter outros espaços que permitam a troca de textos entre escritores.

Ainda que o curso da Quadro Amarelo seja gravado, trazemos isso para os alunos de duas formas. A primeira é a parceria com dois escritores doutores pela PUCRS que prestam serviço de Leitura Crítica de Originais, a preços especiais para nossos alunos. A segunda é através do grupo de telegram onde há troca de exercícios e envio de contos toda semana. Lá os escritores alunos podem ler e comentar os textos dos colegas, sempre com o intuito de ajudar no desenvolvimento.


Então, quer vir escrever e ser lido conosco? Clique aqui para saber tudo sobre o curso da Quadro Amarelo.

Posts recentes

Ver tudo

Uma palavra de cada vez

Você já parou para pensar sobre o seu processo de escrita? Como as ideias fluem? Quando você está decidido, senta na frente do computador e começa a escrever, como as ideias passam da sua cabeça para

Escrita para pessoas criativas

Sobre

Contato

contato@quadroamarelo.com.br

Rua Dona Laura 715, 301

RioBranco, Porto Alegre-RS  90430-091